A Coleção da Cidade do Vaticano

Basilica di S. Pietro, Citta' del Vaticano stamp
Selo Basilica di S. Pietro, Citta' del Vaticano

No coração da península italiana, situada dentro da Cidade de Roma, encontra-se a menor nação do mundo. A Cidade do Vaticano — cujo tamanho é menos do que a metade do que a do Passeio Nacional em Washington, DC — obteve sua independência política da Itália através do Tratado de Latrão, de 11 de fevereiro de 1929. Dois dias mais tarde, os Correios do Vaticano começaram a funcionar com equipamento que lhes foram doados e emitiram, no primeiro de dia agosto de 1929, os seus primeiros selos.

Para comemorar o octogésimo aniversário  da criação da Cidade do Vaticano, o Museu Postal Nacional do Smithsonian digitalizou a coleção completa de 1496 selos  que foram emitidos pelo Vaticano de 1929 a 2008.

A Sociedade filatélica de Vaticano (em inglês), baseada nos Estados Unidos, é a única organização no mundo devotada exclusivamente à coleção e ao estudo dos selos e da história postal do Vaticano. A sociedade cooperou com o Museu Postal Nacional a fim de assegurar que, através da internet, fosse possível  acessar tal acervo. A cooperação entre as duas instituições possibitou também que fossem digitalizados os arquivos  que contêm o equivalente a 50 aos de edições do jornal  Notas do Vaticano, da Sociedade Filatélica.

Embora esta página seja fornecida em vários idiomas, outras partes deste site que descrevem a coleção de selos do Vaticano são em inglês somente.

Coleção Cidade do Vaticano (em inglês) »

O Museu Postal Nacional gostaria de agradecer  a todos que trabalharam, inclusive os vários voluntários, neste projeto.  Queremos, especialmente agradecer  aos membros da equipe da Web do Museu Postal Nacional MJ Meredith, Christine Meareand  e Alex Haimann (responsável pela gestão de dado de bases e imagens) e Bill Lommel (website design e publicação); Daniel Piazza, curador do Museu Postal Nacional e autor das narrativas sobre a Cidade do Vaticano; Elizabeth Schorr, encarregada das Coleções do Museu Postal Nacional. Queremos ainda demonstrar nosso agradecimento a Kellie Keating, estagiária no Museu Postal Nacional por ter convertido a coleção em imgens digitais e ter revisado as descrições; os voluntários Ron Fett e Whitney Morell por passar muitas horas trabalhando  na conversão e e revisando as correções e também Terry Sheahn, consultor de redação.

Finalmente, o Museu Postal Nacional do Smithsonian expressa sua gratitude a Fausto Lerner pela tradução desta página.